Como ter criatividade e organização usando um bullet journal

Um método tem conquistado cada vez mais espaço na vida de quem precisa ser criativo e se organizar melhor: o bullet journal. Também chamado carinhosamente de BuJo, o formato de planejamento tem como uma das suas principais características a personalização.

Esse toque pessoal é o que o diferencia de outros tipos de agendas. Afinal, cada pessoa tem seu próprio jeito de colocar ordem nas finanças, acompanhar o cumprimento de metas, planejar sua semana, mês ou ano, fazer listas variadas, organizar seu dia e até mesmo registrar experiências.

Se a falta de organização dessas tarefas tem te incomodado, usar um bullet journal pode ser o caminho mais adequado para realizá-las.

Por que usar um bullet journal?

De maneira simplificada, o bullet journal é usar tópicos para planejar, organizar e registrar. Por isso, ele pode ser utilizado para colocar ordem em todas as suas atividades — sejam elas pontuais, recorrentes, simples, complexas, rápidas ou demoradas.

Inclusive, reunir todos os compromissos em um único lugar, desde os pessoais até os de trabalho e de estudo, fará com que a sua rotina fique mais organizada. As tarefas de casa, como dia de limpar o guarda-roupas, o dia da faxina ou o dia de ir ao mercado também entram na agenda!

O BuJo também pode reunir suas lembranças do dia a dia, como uma anotação sobre aquele show inesquecível, o primeiro dia de trabalho home office ou um livro que te marcou bastante. Essas informações formarão uma espécie de diário, que pode ser consultado em futuros projetos e ideias ou ser guardado como recordação.

Como funciona esse método?

O básico do bullet journal consiste em fazer um índice e segui-lo de acordo com os seus compromissos e anotações. Em cada página, você deve indicar o dia ou a semana e listar as obrigações. Alguns dos sinais mais utilizados são:

uma bolinha para compromissos

Como ter criatividade e organização?

Depois de conhecer como funciona um bullet journal, é hora de entender como esse método pode influenciar no seu poder criativo e organizacional. Mesmo acostumadas com ferramentas digitais, muitas pessoas não abandonam o hábito de “colocar no papel” as suas ideias e tarefas cotidianas.

Porém, não existe nada pior do que vários post-its espalhados pela mesa do escritório ou pregados em volta do computador, não é mesmo? Chega um momento em que é impossível saber onde está uma anotação importante ou por onde começar o trabalho.

Criar listas é a maneira mais simplificada de resolver essas questões e libertar o seu processo criativo, mas é preciso seguir algumas regras como as estabelecidas no BuJo. O bullet journal também pode ser dividido em temas, abrindo espaço para aquelas ideias soltas que surgem quando você está na sala de espera do dentista ou dentro do metrô.

Detalhe: não precisa de muita coisa pra começar! Ter um caderno e uma caneta é o primeiro passo. Você pode escolher um caderno sem pauta, que tem espaço livre para a construção dos seus esquemas, mas também pode optar por aqueles com páginas quadriculadas ou pontilhadas — que facilitam os desenhos e posicionamentos.

Com o tempo, coloque o seu estilo nas anotações, utilizando canetas coloridas, lápis de cor, canetinhas, recortes de revista, fitas adesivas e outros recursos que te agradem.

Você também gosta de colocar as suas ideias no papel? Então compartilhe a sua experiência conosco por meio dos comentários e siga-nos nas redes sociais para acompanhar outras dicas! Estamos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Deixe um comentário